sábado, 1 de setembro de 2012

Abraham Lincoln Caçador De Vampiros

Seth Grahame-Smith, autor famoso pela nova versão de orgulho e preconceito e zumbis, nos trás uma nova versão do maior presidente que os Estados Unidos já teve em um estilo sombrio. Misturando sua jornada a casa branca com uma historia de vingança contra o sobrenatural.
Abraham Lincoln, muitas vezes conhecido como Abe o honesto, foi visto por milhares de historiadores como uma grande figura histórica. Dotado de uma grande inteligência e um mestre nato das palavras, com discursos que enchiam de emoções qualquer um que os ouvisse. Foi a pessoa que libertou os escravos negros do pais, começando a impor o conceito de igualdade que um dia Martin Luther king se referiria.
Todos esses elementos estão no livro além de muitos que desconhecia que nosso presidente tinha, mas existe um que fez a historia se engatar do jeito incrível que Seth montou para nós. Os vampiros.
Indiana, 1818. A luz da lua cai através das florestas densas que cercam a cabana de apenas um quarto onde um Abraham Lincoln com apenas 9 anos se ajoelha ao lado do leito de morte de sua mãe. Só mais tarde o entristecido Abe descobriria que o ferimento fatal de sua mãe era, na verdade, culpa de um vampiro. Com o dom de suas legendária altura, força e habilidade com um machado, Abe sai em um caminho de vingança que irá levá-lo até a Casa Branca.
Essa é a sinopse do livro e de cara já chama atenção.
Muitos podem se pensar que juntar a historia de um presidente com vampiros é uma idiotice, no mínimo insano, mas eu discordo. O livro é rico em detalhes com uma construção perfeita.
Ele nos é contado de uma forma diferente dos outros livros com elementos vampirescos. Na forma de um documento histórico biográfico, parecido com o que você encontraria na apostila de sua escola. O que para mim foi uma ótima surpresa, já que deu um ar mais real ao livro, como se aquilo tivesse acontecido.
O autor realmente soube pesquisar sobre a historia de Abe e de sua época, usando todos os elementos possíveis para deixar a vivencia dos vampiros algo plausível. O modo como ele uniu a importância da escravidão para os vampiros me surpreendeu e muito.
Os personagens também são bem elaborados e aproveitados, tanto os históricos quanto os “falsos”. Com destaque para o mestre da Abe, Henry, a esposa do presidente, Mary e o próprio Abraham que nos monstra ser um grande herói em sua luta contra os vampiros.
Foi interessante descobrir que a força e habilidade com o machado de abe não foram inventados pelo autor, ele era foto para idade e usara o machado desde pequeno para cortar lenha.
Para finalizar demonstro minha admiração. Parabéns Seth Grahame-Smith, você conseguiu fazer uma historia que tinha tudo para ser estranha em um enredo bem coerente e instigante do começo ao fim.
Uma versão para o cinema esta sendo feita por Tim Burton com estreia marcada para setembro desse ano no Brasil, pretendo fazer uma versão do filme logo que lançar.
De cinco estrelas dou quatro e meio.
Segue o trailer do filme baseado no livro abaixo:


                                                            
                                                                  Felipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário